Bem Vindo!

Classificação internacional Goldmine para discos fonográficos

O que é o sistema Goldmine

O sistema de classificação apresentado a seguir foi desenvolvido pela Goldmine Magazine. Praticamente todos os métodos atualmente em uso para classificação de discos fonográficos (LPs, EPs, compactos, etc.) se baseiam nesse sistema.

 

Classificação visual ou auditiva?

Em uma situação ideal, todos os discos deveriam ser ouvidos antes de serem classificados, mas o tempo envolvido em uma tarefa como essa a torna um tanto impraticável, ainda mais para lotes maiores.

 

Como classificar

É preciso analisar, sob iluminação adequada, todos os aspectos do disco: suas superfícies, o selo, as bordas... A partir disso, com base na impressão geral, confere-se ao disco uma classificação de acordo com os seguintes critérios:

  • Mint (M) - Absolutamente perfeito em todos os sentidos. Com certeza nunca foi tocado, talvez ainda esteja lacrado (nesse caso, leia "Outras considerações", abaixo). Essa classificação raramente se aplica, deve ser usada com cuidado.
  • Near Mint (NM ou M-) - Um disco quase perfeito. Muitos negociantes e colecionadores jamais concedem uma classificação mais alta que NM, sugerindo (talvez corretamente) que nenhum item pode ser considerado absolutamente perfeito. O vinil não pode apresentar sinais óbvios de desgaste, e a capa não pode ter mais que pequenos defeitos, como um leve "ring wear" (marca circular causada pelo volume do disco) ou outros leves sinais de manuseio, sem rugas, dobras ou furos. O mesmo se aplica a qualquer poster, encarte, foto ou outro item que acompanhe o disco.
  • Very Good Plus (VG+) - Um disco classificado como Very Good Plus apresenta alguns sinais de que foi tocado e manuseado por um dono anterior que o usou com cuidado. As superfícies do disco podem apresentar algum desgaste aparente, bem como marcas ou riscos muito leves, que não cheguem a afetar a audição do material. Ondulações ou empenamentos leves que não afetem o som também são admitidos. O selo pode ter um pouco de "ring wear" ou desbotamento, pouco evidentes. O orifício central não pode estar deformado. As capas podem apresentar um ligeiro desgaste, com cantos abatidos ou um pouco virados, ou mesmo pequenos descolamentos. São admitidos furos e cortes (cut-outs) indicando que o item foi descontinuado (out-of-print) e vendido com desconto em algum ponto de sua existência. Em geral, exceto por um ou outro detalhe, esse disco poderia ser um Near Mint, e a maioria dos colecionadores consideram altamente aceitável um disco com classificação Very Good Plus.
  • Very Good (VG) - Muitos dos defeitos encontrados em um disco com classificação VG+ estão mais pronunciados em um disco VG. Alguns ruídos de superfície ficam evidentes ao se tocar o disco, especialmente em passagens com som mais suave, e/ou durante a introdução e o final de uma faixa (fade-in, fade-out), mas não chegam a encobrir a música. Começa-se a notar algum desgaste nos sulcos, como pequenos arranhões (profundos o bastante para serem sentidos ao passar delicadamente uma unha) que podem afetar o som. Os selos podem ter algo escrito ou colado nos mesmos, ou podem ter algum resíduo ou sujidade. O mesmo vale para capas e encartes.
  • Good (G), Good Plus (G+) - Um disco classificado como G ou G+ pode ser tocado sem pular ou causar maiores problemas, mas pode apresentar ruído superficial significativo, riscos e desgaste visível dos sulcos (em um disco de estireno, os sulcos estariam começando a ficar esbranquiçados). A capa pode ter descolamentos e/ou rachaduras, e defeitos como ring wear, fitas adesivas e palavras escritas. Importante: a Big Papa Records não comercializa discos com essa classificação.
  • Poor (P), Fair (F) - O disco pode estar rachado e/ou muito empenado, não pode ser tocado sem pular ou repetir. A capa pode ter danos por água ou umidade, estar descolada a ponto de não poder conter o disco, e muito estragada por desgaste e escrita. O mesmo se aplica a materiais como envelopes e encartes. A menos que seja um disco muito raro, ou que você deseje muito, não se recomenda a compra Importante: a Big Papa Records não comercializa discos com essa classificação.

 

Outras considerações

A maioria dos colecionadores e negociantes classifica separadamente um disco e sua capa. Em um anúncio, por exemplo, a classificação do disco vem primeiro, seguida por aquela da capa.

 

Se você quiser mais informações, visite os seguintes websites (em inglês, abrirá em nova janela):

 

Record Collectors Guild

 

Goldmine Magazine